sexta-feira, 27 de abril de 2012

Afinal, Louca Sou Eu ou Você?




Quando relato meu diagnóstico de Transtorno de Personalidade, as pessoas interiormente devem imaginar que fiquei louca, pois de maneira instintiva expressam um olhar assustado, mas logo após explicar sobre a doença sua afeição muda para um semblante triste, repleto de pena... 
Confesso que não existe nada mais frustante do que alguém sentir pena de você. Tudo isso por puro preconceito, já que é uma doença mental, ou seja, no ramo da Psiquiatria, portanto, quem frequenta psiquiatra é LOUCO. Todavia, fico me questionando se louca sou eu por ter esta doença ou você por ser preconceituoso num mundo com tecnologias surgindo a todo instante para múltiplas funcionalidades, com os valores morais desrespeitados, falta de respeito ao meio ambiente, onde países desenvolvidos gastam milhões em armamentos, sendo que poderiam contribuir para combater a fome mundial, etc.  Tendo em vista toda evolução científica e social, a revolução cultural não obteve tamanho sucesso. As pessoas continuam dotadas de seus dogmas e preconceitos, advindos de seus antepassados. Infelizmente alguns seres humanos não evoluíram, pelo contrário, insistem em permanecer no passado. Associar o tratamento psiquiátrico a loucura é pura ignorância, falta de conhecimento e preconceito, já que a medicina também evoluiu e os tratamentos ultrapassados que associavam psiquiatra a loucura,  como internação em manicômio, camisa de força, choque elétrico e etc, ficaram para traz. Hoje o tratamento dependendo dos casos é realizado no consultório do médico ou caso o paciente necessite de internação, esta será feita numa clínica. Entretanto, o uso de eletrochoque, foi aperfeiçoado. O procedimento é feito no hospital com o paciente sedado. Nos Estados Unidos este é o primeiro recurso utilizado pelo médico para tratar os casos graves de depressão, sendo que poderá ser processado se não utilizá-lo, pois a resposta da melhora do paciente é rápida e eficiente na maioria dos casos. Contudo, os antidepressivos, são a segunda opção para eles, quando o paciente não melhora com o tratamento de eletrochoque. 
Portanto, louco é você que em meio a tantas evoluções e revoluções não foi capaz de ampliar seus conhecimentos neste assunto a fim de formar seu próprio juízo de valor, herdando uma opinião  totalmente equivocada para sua época.  

Kalili

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...