sexta-feira, 27 de abril de 2012

Personalidade Borderline e as Origens na Infância

Os estudos feitos em pacientes com transtorno de personalidade borderline, quanto às ocorrências na infância enfocaram basicamente a privação da criança, da presença dos pais (principalmente a mãe), assim como problemas familiares intensos.

Esses estudos foram inconclusivos. Nos últimos anos passou-se a investigar a relação entre abuso sexual na infância e a personalidade borderline.
Nesse caso os estudos encontraram taxas que variavam de 10 a 73% dos pacientes borderline com passada de abuso sexual por parte dos pais ou de quem tomava conta deles; sendo que desses 0 a 33% tiveram relações incestuosas. Ainda nesse assunto, 16 a 71% dos borderline sofreram abuso sexual por pessoas não ligadas ao relacionamento direto. Ficou assim demonstrada uma relação entre abuso sexual na infância e personalidade borderline no adulto. Faltam mais estudos para averiguar se esta questão se relaciona à personalidade borderline exclusivamente ou se também afeta outros distúrbios de personalidade. Talvez tenha faltado uma investigação um pouco mais ampla: afinal quem abusa sexualmente de uma criança tem a personalidade equilibrada ? Será que essas crianças desenvolveram uma personalidade desviada por herança genética ou influência familiar/ambiental ? O abuso sexual compromete a personalidade como um todo ?

A finalidade deste estudo é verificar a influência de outros fatores patológicos na infância dos pacientes com personalidade borderline, além do abuso sexual.

Métodos – No período de março de 1991 a dezembro de 1995 foram selecionados 467 pacientes num hospital americano. Os critérios usados foram os seguintes: idade entre 18 e 50 anos, inteligência normal, sem transtorno psiquiátrico maior como

esquizofrenia ou T. bipolar. Para o diagnóstico de personalidade borderline mais acuradamente foram usados questionários semi-estruturados, sendo que os entrevistadores desconheciam o resultado da seleção.

Outros clínicos que também desconheciam o diagnóstico e entrevistaram os pacientes quanto a acontecimentos patológicos na infância, como abandono, maus tratos, humilhações e outras experiências da criança.


Resultados – Dos 467 pacientes selecionados, 358 preencheram critérios de transtorno de personalidade borderline para mais de um questionário realizado, e em 109 foi diagnosticado mais de um tipo de transtorno de personalidade.
Outras formas de abuso da criança foram encontradas com maior freqüência do que o abuso sexual isoladamente. 91 e 92% dos pacientes sofreram alguma forma de abuso e abandono respectivamente, e 60% sofreram abuso sexual na infância. 75% dos pacientes passaram por experiências como humilhação, frustração, mensagens ambíguas, serem postos em situações de solução impossível; consideradas como abuso emocional.
Outras situações apontadas pelos pacientes foi a responsabilização enquanto crianças de outros membros da família, sentimento de desamparo quanto àqueles que deviam cuidar deles e inconsistência no relacionamento.


Conclusão - O abuso sexual não é uma condição necessária nem suficiente para o desenvolvimento de uma personalidade borderline. Este estudo não foi capaz de definir novas causas para este transtorno psiquiátrico, mas complementou seu conhecimento. Provavelmente a personalidade borderline é multicausal, e vários outros tipos de estudo ainda devem ser feitos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...